VESPASIANO
HISTÓRICO E INFORMAÇÕES
HISTÓRICO


A descoberta de ouro, no final do século XVII, na região das cidades de Sabará, Caeté, Mariana e Ouro Preto e, posteriormente, a descoberta de diamante na região do Tejuco (Diamantina) e Vila do Príncipe (Serro) passaram a atrair um grande número de pessoas para o interior de Minas Gerais. Estes aventureiros abriam trilhas pelas matas, e, nos locais de pousada da expedição, surgiam pequenos núcleos isolados.

A formação dos núcleos urbanos do município de Vespasiano e outros da região, só teve início por volta do final do século XIX, quando a cidade de Belo Horizonte foi inaugurada, como nova sede do governo de Minas Gerais. Atraídas pela transferência da capital, diversas famílias lá se instalaram, lideradas por D. Mariana Joaquina da Costa, fundadora do povoado da Fazenda do Capão. Este foi o primitivo nome da localidade que, com a construção das primeiras casas em terrenos vendidos ou doados à futura Paróquia, passou a se chamar Arraial do Capão.

Em 1897, com a inauguração da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), o arraial passou a se denominar Vespasiano, em homenagem ao administrador da Estrada de Ferro, o Coronel Vespasiano Gonçalves de Albuquerque. A Lei Estadual nº 663, de 18 de setembro de 1915, cria o distrito de Vespasiano, subordinado ao município de Santa Luzia do Rio das Velhas, sendo que este, a partir de 1924, toma o nome de Santa Luzia.

O desenvolvimento do distrito vinculou-se também ao crescimento da capital, principal mercado consumidor da produção agrícola, pecuária e de produtos minerais oriundos dos recursos naturais da região, como pedra calcária, cal de pedra, areia, madeira, entre outros.

A ferrovia, lá instalada, facilitou significativamente o escoamento destes produtos para a capital, além de atrair novos moradores para a região: principalmente comerciantes, fazendeiros, lavradores, fabricantes de tijolos e telhas.

O núcleo sede de Vespasiano, os povoados de Cipriano, Bernardo de Souza e Nova Granja constituíram distrito do município de Santa Luzia até 1948. O então distrito de Vespasiano desmembra-se do município de Santa Luzia e é elevado à categoria de município pela Lei n.º 336, de 27 de dezembro de 194; em 1949 instala-se na antiga sede do distrito de Vespasiano a sede do recém criado município.

A ocupação de Vespasiano se deu, inicialmente, ao longo do eixo do Ribeirão da Mata e Estrada de Ferro, onde a topografia era mais favorável ao assentamento dos seus novos habitantes. A partir de 1950, o município de Vespasiano passou a apresentar um expressivo crescimento populacional, embora sua base econômica continuasse com as atividades agropecuárias até o final dos anos 60.

O município esta inserido no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma região que vem passando por transformações recentes devido a uma série de planos e investimentos do Governo do Estado orientados para tal região e principalmente impulsionados pela implantação da Cidade Administrativa, complexo que integra em um único espaço grande parte da estrutura de gestão do Estado de Minas Gerais.

A infraestrutura rodoferroviária instalada, sua localização municipal contígua à capital, somado aos planos e investimentos estaduais no Vetor Norte, proporcionaram o acentuado crescimento da indústria de transformação no município durante as últimas décadas, sendo um dos setores que mais ofertam vagas de trabalho, seguidos pela administração municipal, o comércio e os serviços.

Para mais informações acerca do município de Vespasiano acesse os links abaixo.
Fonte

Data Viva. Atividades Econômicas em Vespasiano (2014). Acessado em 23/03/2017

IBGE Cidades. Histórico do município. Acessado em 23/03/2017.

Vespasiano (MG). Câmara Municipal. 2015. Acesso em: março de 2015 e março de 2017.


Política de Regulação e Uso do Solo
Programa de apoio aos municípios
PDDI-RMBH
Site desenvolvido pela Equipe PlaM.
© 2024 planoMetropolitano RMBH|UFMG