ITATIAIUÇU
INFORMES E AGENDA
19
Dez
2017
Proposta de estruturação territorial do Plano Diretor de Itatiaiuçu apresentada em audiência pública
O Plano Diretor de Itatiaiuçu entra na reta final do seu processo de revisão e para esta fase a equipe técnica da UFMG usou de toda a coleção de informações reunidas ao longo de um ano de trabalho, para elaborar uma síntese da realidade municipal, um produto que está sendo consolidado na forma de um relatório técnico e que, em breve, estará disponível no Espaço Digital do Plano Diretor, juntamente com os demais produtos, apresentações, fotos e mapas deste processo de revisão.

A síntese, de objetivo propositivo, vem orientar as próximas fases, e incorpora as contribuições comunitárias, do Grupo de Acompanhamento (GA) e a análise técnica; informações integradas para se apreender a estrutura territorial; que consiste em identificar os diversos espaços do município e suas características; articulação entre porções municipais e localidades, suas dinâmicas e atividades; observar as identidades locais e regionais; e os elementos culturais, construídos, naturais ou institucionais. Conjunto que se apresenta em vários arranjos que distinguem cada porção do território municipal.

O resultado destes debates e estudos forneceu suporte às propostas apresentadas na Audiência Pública de Estrutura Territorial, ocorrida em 27 de novembro de 2017, no Centro Pastoral Pedro Paulo Chiaretti, e contou com a participação de cerca de 70 cidadãos.


Participação na Audiência de Estruturação Territorial de Itatiaiuçu. Equipe PDM / Dezembro de 2017

A Audiência marcou o início da última etapa da revisão do Plano Diretor e tornou pública para toda comunidade a Proposta de Estruturação Territorial composta por propostas de estruturação viária; estruturação por uma trama verde e azul; perímetro urbano; e zoneamento do solo, este último, um instrumento central para a nova Lei do Plano Diretor, pois define os diversos tipos de usos e a ocupações de cada porção do território, por meio de uma série de zonas, de características distintas, rurais e urbanas, de modo que estas venham orientar e contribuir para o desenvolvimento equilibrado de todo o município.


Proposta de Zoneamento e Sobrezoneamento de Itatiaiuçu. Equipe PDM / Dezembro de 2017

O debate da proposta segue com a condução da prefeitura e do Grupo de Acompanhamento, que se reúne periodicamente no Espaço Plano Diretor – Prefeitura Municipal: Rua Antônio Quirino da Solva, 404, Centro.

As sugestões e as críticas podem ser discutidas nas reuniões do GA e também encaminhadas para a equipe técnica pelo formulário de contato do Espaço Digital. As considerações feitas na última audiência, somadas às demais contribuições que venham a ser registradas, serão objeto de uma nova rodada de discussão da proposta, em reunião de trabalho das equipes técnicas (prefeitura, UFMG e Agência-RMBH) e membros do GA, prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2018.


Sinc-plaM UFMG
Belo Horizonte, 19/12/2017


Política de Regulação e Uso do Solo
Programa de apoio aos municípios
PDDI-RMBH
Site desenvolvido pela Equipe PlaM.
© 2024 planoMetropolitano RMBH|UFMG