Sarzedo está situado na Região Metropolitana de Minas Gerais - RMBH, na microrregião de Belo Horizonte, limitando-se com os municípios de Betim, Ibirité, Mário Campos e Brumadinho. Nos dias atuais, com área total de 62.134 Km2 (IBGE/2015), Sarzedo é constituído apenas pelo distrito sede, como pode ser visto na Figura a seguir.

Figura 1: Localização distritos, povoados e localidades, Sarzedo

Fonte: Equipe de Revisão Planos Diretores Municipais, 2017 – Dados IBGE, 2010

O principal acesso ao município é através da rodovia estadual MG-040. Apesar deste único acesso, Sarzedo está situado em uma das regiões de maior desenvolvimento da Grande Belo Horizonte, limitando-se com o segundo maior polo automobilístico e industrial da América Latina (Betim), encontrando-se a apenas 12 km do principal corredor de desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – a Rodovia Fernão Dias (BR 381); principal via de escoamento da produção e acesso aos países do MERCOSUL.

Sarzedo pertence ao vetor sudoeste de acordo com as tendências identificadas no PDDI e atualizadas no projeto do Macrozoneamento. No entanto, o município também possui intensa relação com o vetor oeste marcado pela reestruturação produtiva industrial do complexo minero-metalúrgico-metal- mecânico e pelo desenvolvimento de uma subcentralidade metropolitana no eixo Contagem/Betim. O vetor sudoeste é marcado pelos desdobramentos do vetor de expansão industrial oeste sobre os demais municípios do entorno – principalmente ao longo dos eixos viários da BR-381 e da MG-040 – e pelo processo de descentralização industrial que se expressa num espraiamento e numa diversificação da atividade industrial. Juntamente com esse processo se observa a expansão da urbanização de caráter periférico – conforme descrito no projeto do Macrozoneamento – e não raro precária e/ou informal nos municípios tanto do vetor oeste como do vetor sudoeste.

O vetor apresenta atividade metalúrgica e siderúrgica, mas também atividades das indústrias alimentícias, de bebidas e de móveis. No entanto, chama a atenção o aumento dos investimentos e projetos ligados a atividades minerária na última década ao longo da formação de serras do quadrilátero ferrífero. O crescimento dessa atividade no vetor influencia a dinâmica industrial, mas também põe em evidência um conflito crescente entre a atividade de extração e a preservação ambiental, cultural (especialmente em relação às serras) e, principalmente, hídrica devido não somente aos reservatórios dedicados ao abastecimento da RMBH, mas também às áreas de recarga das principais bacias hidrográficas do vetor.

Sarzedo representa bem as dinâmicas características do vetor sudoeste. Seu desenvolvimento industrial deriva de uma polarização que emana da dinâmica do vetor industrial oeste especialmente a partir do eixo da MG-040, com destaque para o desdobramento do setor automobilístico no distrito de Bandeirinhas que possui grandes investimentos no setor metalúrgico e de autopeças. Devido à intensa atividade industrial, se verifica em Sarzedo pressão pela ocupação do solo e imobiliária (inclusive com produção de unidade habitacionais pelo PMCMV), mas que, nem sempre, vem acompanhada da devida infraestrutura urbana. Nota-se também a intensificação dos loteamentos com finalidade de chacreamento para motivo de segunda moradia ou lazer. A intensificação da atividade industrial – juntamente com a minerária – vem provando também uma reestruturação territorial e demográfica dentro do próprio município.

Acompanhando as tendências do vetor sudoeste, Sarzedo possui investimentos da indústria minerária com forte presença da mineradora MMX e da Itaminas. A atividade minerária, além do evidente conflito com a preservação ambiental e com a segurança hídrica da região já apontadas para todo o vetor, também se expressa em Sarzedo na figura dos conflitos envolvendo a presença de barragens de rejeitos no município e nos conflitos acerca dos transbordamentos e externalidades negativas da atividade minerária desenvolvida em um município sobre os municípios vizinhos, levantando o problema dos ônus e bônus da atividade minerária em uma escala supra-municipal. Não se pode esquecer tampouco o impacto da atividade industrial sobre a Bacia do Ribeirão Sarzedo devido a efluentes industriais nessa área.

Por fim, cabe ressaltar que Sarzedo faz parte do cinturão verde de abastecimento alimentício de Belo Horizonte e da RMBH com produção expressiva das hortaliças comercializadas no CEASA. A presença da atividade agrícola representa tanto um conflito com a preservação ambiental (devido ao uso de insumos químicos na sua produção), como um conflito pelo uso do solo tanto em relação à atividade minerária como em relação a expansão do uso urbano e industrial.


Clique aqui para baixar o PDF e ver o Perfil Municipal na íntegra.