O município de Itatiaiuçu está inserido na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na macrorregião Central e microrregião de Itaguara. Seu principal acesso à capital é via BR-381, com distância de 58 km. Faz limite com os municípios de Igarapé, Mateus Leme, Itaúna, Carmo do Cajuru, Itaguara, Rio Manso e Brumadinho. Participa da AMECO - Associação dos Municípios do Médio Centro-Oeste e não pertence oficialmente a nenhum circuito turístico.

Atualmente é formado por seu distrito-sede e pelo distrito de Santa Teresinha de Minas, conforme pode ser visto na Figura a seguir.

Figura 1: Localização distritos, povoados e localidades, Itatiaiuçu

Fonte: Equipe de Revisão Planos Diretores Municipais, 2017 – Dados IBGE, 2010

Itatiaiuçu pertence ao vetor sudoeste, de acordo com as tendências identificadas no PDDI e atualizadas no projeto do Macrozoneamento. O vetor sudoeste é marcado pelos desdobramentos do vetor de expansão industrial oeste sobre os demais municípios do entorno – principalmente ao longo dos eixos viários da BR- 381 e pela MG-050 – e pelo processo de descentralização industrial que se reflete num espraiamento e numa diversificação da atividade industrial. Juntamente com esse processo se observa a expansão da urbanização de caráter periférico – conforme descrito no projeto do Macrozoneamento – e não raro precária e/ou informal nos municípios tanto do vetor oeste como do vetor sudoeste.

O vetor apresenta atividade metalúrgica e siderúrgica, mas também atividades das indústrias alimentícias, de bebidas e de móveis. No entanto, chama a atenção o aumento dos investimentos e projetos ligados a atividades minerária na última década ao longo da formação de serras do quadrilátero ferrífero. O crescimento dessa atividade no vetor influencia a dinâmica industrial, mas também põe em evidência um conflito crescente entre a atividade de extração e a preservação ambiental, cultural (especialmente em relação às serras) e, principalmente, hídrica devido não somente aos reservatórios dedicados ao abastecimento da RMBH (como o de Rio Manso), mas também às áreas de recarga das principais bacias hidrográficas do vetor.

Itatiaiuçu, apesar de distante do centro dinâmica da expansão urbano-industrial do vetor sudoeste, compartilha fortemente a dinâmica do aumento dos investimentos e dos projetos do setor de extração minerária ligada ao Quadrilátero Ferrífero (com investimentos da AcelorMittal, MMX, Usiminas e Ferrous). A intensa extração minerária, principalmente na Serra de Itatiaiuçu, revela o conflito entre a atividade e preservação do patrimônio cultural e ambiental relacionado não só com a Serra no município, mas com todo o complexo de serras da RMBH. Esse conflito só se agrava quando consideramos a proximidade do município do reservatório de abastecimento hídrico de Rio Manso e os possíveis desdobramentos sobre o município vizinho da atividade minerária.

Destaca-se ainda, nesse contexto, e mais uma vez pela presença da Serra, o potencial municipal para o turismo e para o ecoturismo ligado ao patrimônio ambiental e cultural da região. Participante da Unidade Geoambiental da Porção Sul do Médio Paraopeba, que abrange também os municípios de Brumadinho, Itaguara e Rio Manso, Itatiaiuçu integra o conjunto paisagístico denominado Rio Manso/Serra do Itatiaiuçu,

o qual é composto por elementos marcantes como o Pico do Itatiaiuçu, no município de Itatiaiuçu, o Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico do Instituto Inhotim, em Brumadinho, e o Sistema Rio Manso da Copasa, nos municípios de Rio Manso, Brumadinho e Itatiaiuçu.

O conjunto possui ainda grande riqueza do ponto de vista cultural, como bens patrimoniais materiais e imateriais, muitos destes tombados, comunidades tradicionais, manifestações culturais, como as guardas de congo e Moçambique, e artesanato em tear. Em relação à proteção ambiental existem a Área de Preservação Estadual Especial Rio Manso e a Reserva Particular de Patrimônio Natural Inhotim. De uma maneira geral, destaca-se um forte traço rural nos municípios que envolvem esse conjunto. (UFMG, 2011, p. 109/110).


Clique aqui para baixar o PDF e ver o Perfil Municipal na íntegra.