O município de Baldim se localiza no extremo norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, à margem do Rio das Velhas, na chamada zona metalúrgica de Minas Gerais. A distância entre as prefeituras municipais de Baldim e de Belo Horizonte, sedes políticas dos municípios, é de 95,1 km, sendo que o município éum dos municípios metropolitanos mais distantes do grande centro urbano de Belo Horizonte.

Seus principais acessos são através das rodovias estaduais MG-010, MG-323, MG-238 e pelas rodovias federais BR-040 e BR-135. Um dos maiores municípios da região metropolitana de Belo Horizonte em termos territoriais, com área total de 556,266 Km2, Baldim apresenta vasta área destinada à atividade agrícola.

Como se pode perceber na figura a seguir, além do distrito-sede o município possui os distritos de Amanda e São Vicente.

Figura 1: Localização distritos, povoados e localidades, Baldim

Fonte: Equipe de Revisão Planos Diretores Municipais, 2017 – Dados IBGE, 2010

No contexto da região metropolitana, Baldim cumpre funções relacionadas à produção agropecuária e até recentemente apresentava “taxas de crescimento muito pequenas, indicativas da pequena inserção no processo de ocupação da metrópole” (CEDEPLAR, 2011, p. 53). É considerado um centro local restrito às funções públicas, com sua sede municipal exercendo pouca atratividade sobre seu próprio território.

Por outro lado, tem sentido a influência do município de Sete Lagoas, já no colar metropolitano, e de seu processo de expansão econômica e demográfica.

O município de Baldim faz parte do vetor norte no processo de reestruturação territorial identificado pelo PDDI e pelo projeto do Macrozoneamento. O vetor norte é o que melhor representa a desconcentração produtiva e o surgimento de novas centralidades observados nos últimos anos da RMBH. O vetor norte é caracterizado por uma nova dinâmica imobiliária ligada a reestruturação territorial impulsionada, nos anos recentes, por uma série de investimentos em infraestrutura cujo impacto sobre o território já se faz sentir, mas que ainda possuem um longo período de maturação tais como a implantação do CAMG, do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, da Linha Verde e o projeto do Rodoanel como uma via de ligação Leste-Oeste na RMBH. Associado a esses investimentos em infraestrutura, existem grandes projetos imobiliários e industriais previstos (especialmente ligados ao comércio e ao funcionamento do aeroporto indústria) e já em implantação no vetor. Toda essa transformação alterou substancialmente a estruturação do vetor norte e de suas relações com o restante da RMBH. Além dessas novas tendências o vetor norte acumula outras atividades, como a extração mineral de não-metálicos e produção agropecuária de grande significância para a RMBH.

O rebatimento no município de Baldim dessa dinâmica de reestruturação se faz sentir mais fortemente em algumas áreas do que em outras, em algumas dimensões de maneira mais marcante do que em outras. No caso da reorganização da indústria imobiliária do vetor norte, por exemplo, apesar de não haver indícios – em pedidos de anuência prévia para parcelamentos – de intensificação da atividade imobiliária, o município pode observar o crescimento de projetos de condomínios fechados, o aumento da moradia informal e a valorização da terra. Por outro lado, o município de Baldim se destaca na produção agropecuária metropolitana e no fornecimento de alimentos para o CEASA, ou seja, é um município de destaque no abastecimento de alimentos para a RMBH. Além disso, o município possui um grande potencial ainda sub- explorado ligado tanto às suas características ambientais (especialmente sua região de grutas), mas também ligado a atividades econômicas mais artesanais (como a produção de doces).

Cabe ainda destacar que o vetor norte vem recebendo, nos últimos anos, investimentos em atividades minerárias de não-metálicos, o que representa um potencial conflito com às áreas de proteção ambiental e hídrica da região, especialmente no entorno do município de Baldim.


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