SÃO JOAQUIM DE BICAS
INFORMES E AGENDA


INFORMES

03
Jul
2018
Foto: Sinc-RMBH/UFMG
Na tarde de sexta-feira, 28 de junho, aconteceu na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, o Seminário de Encerramento do Processo de Revisão de 11 Planos Diretores de Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro contou com a presença dos prefeitos de Baldim, Capim Branco, Juatuba e Confins, este último, mesmo não compondo o processo de revisão integrada, prestigiou o evento. Também presentes a equipe técnica da UFMG e seu núcleo de coordenação; a diretora da Agência RMBH, Flávia Mourão e equipe; diversos membros dos Grupos de Acompanhamento; gestores e técnicos municipais; e representantes do Conselho Deliberativo da RMBH.

Leia mais


26
Jun
2018
Revisão de planos diretores em 11 cidades da Grande BH entra em fase final


A revisão dos Planos Diretores de 11 municípios da Região Metropolitana entra em sua fase final, com a apresentação dos documentos em seminário marcado para o dia 28 de julho, na UFMG. Após um processo participativo, que envolveu prefeituras, estudantes e a comunidade, os planos serão transformados em projetos de lei, a serem apreciados nas Câmaras locais.

Na coluna de Questões Metropolitanas, o pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG), professor Roberto Monte-mór, avalia o processo de elaboração dos planos.

Ouça a conversa com o jornalista Vinicius Luiz



Ouça mais entrevistas


29
Mai
2018


Os 11 municípios da RMBH que integram o Processo de Revisão dos Planos Diretores vão receber no mês de junho a minuta da nova lei municipal. A Lei constitui o principal instrumento de planejamento do município e orienta o desenvolvimento e a distribuição das diversas atividades no território.

Leia mais


26
Abr
2018
Foto: Sinc-RMBH/UFMG
Na edição do mês de abril o Informe PDMs-RMBH entrevista o advogado e geógrafo Bruno Fernandes, membro da equipe UFMG de Revisão de 11 Planos Diretores de Municípios da RMBH e coordenador da fase de elaboração das minutas das leis dos Planos Diretores. A entrega das minutas, prevista para meados do mês de maio, marca o fim do processo técnico e participativo das revisões, iniciado em novembro de 2016. Desde então as revisões envolveram um grande número de gestores públicos, técnicos de diversas áreas do conhecimento e sociedade civil, setores e cidadãos cuja participação foi garantida através das reuniões técnicas, audiências públicas e, principalmente, pela representação nos Grupos de Acompanhamento, responsáveis pela condução dos trabalhos em cada um nos municípios.


29
Mar
2018
"É inédito no Brasil", destaca colunista sobre revisão integrada dos Planos Diretores na RMBH
Iniciativa é uma parceria entre UFMG e a Agência Metropolitana

A revisão de planos diretores de 11 municípios da região metropolitana, feita em parceria da UFMG com a Agência Metropolitana e prefeituras, chega em fase decisiva. Após uma série de discussões com as comunidades, chega a hora da elaboração dos projetos de lei que vão ser apreciados pelas Câmaras locais.

Na coluna de Questões Metropolitanas, nesta terça-feira (27) com o membro da coordenação do Plano Metropolitano, arquiteto e urbanista Eduardo Memória, as inovações dos planos e os desafios para sua implantação são abordados. Ouça a conversa com o jornalista Vinicius Luiz




22
Mar
2018
Foto: Sinc-RMBH/UFMG
O Processo de Revisão dos 11 Planos Diretores de municípios que firmaram convênio com a Agência RMBH se encaminha para sua conclusão. A equipe UFMG de coordenação dos Processos, reuniu no mês de fevereiro, as equipes técnicas diretamente envolvidas com a revisão de cada um dos municípios e, nesses encontros, avaliou as críticas e complementos apontados na última audiência pública e nas reuniões de trabalho com os Grupos de Acompanhamento, eventos que forneceram diversas informações para a consolidação da Proposta de Estruturação Territorial.


27
Fev
2018
Colunista analisa o processo de revisão dos planos diretores na Região Metropolitana de BH
A UFMG está coordenando o Projeto de Revisão dos Planos Diretores de onze municípios da Região Metropolitana de BH

A coluna de Questões Metropolitanas de hoje fala sobre os avanços no processo de revisão dos planos diretores na Região Metropolitana. A UFMG desenvolve um projeto junto a onze municípios. Entre as conquistas, documentos sendo finalizados e o incentivo para a criação de conselhos municipais.

Mas há ainda desafios futuros. Confira na conversa com o pesquisador do Cedeplar, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, professor Roberto Monte-mór. Ouça entrevista concedida a jornalista Alicianne Gonçalves




20
Fev
2018


Na tarde de 12 de janeiro o Grupo de Acompanhamento de São Joaquim de Bicas participou da Reunião de Trabalho do Processo de Revisão do Plano Diretor, realizada em Belo Horizonte, na Escola de Arquitetura da UFMG. Na reunião estavam presentes os membros do GA, a equipe técnica da Universidade e os técnicos da Agência RMBH responsáveis pela revisão.


07
Fev
2018
Foto: Ascom/ARMBH
Foi realizada nesta terça-feira (6/2), na Cidade Administrativa do Estado, em Belo Horizonte, a primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH de 2018. Na abertura, o secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta, ressaltou o encaminhamento do Projeto de Lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH) à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e conclamou a todos para acompanharem e participarem da discussão na casa legislativa durante as audiências públicas que se seguirão.


30
Jan
2018
Fonte: CBH Rio das Velhas


26
Jan
2018


16
Jan
2018


A última Audiência Pública do Processo de Revisão do Plano Diretor; realizada na noite de 12 de dezembro de 2017, no Teatro Municipal José Jacinto de Freitas; deu início ao debate do zoneamento proposto e demais proposições de estruturação territorial. Na audiência surgiram as primeiras questões, sugestões e alertas sobre as propostas, principalmente sobre o zoneamento e a relação deste com o Macrozoneamento Metropolitano.


16
Jan
2018


11
Jan
2018
Grande BH terá plano de mobilidade para otimizar deslocamentos. Por dia, 13 milhões de viagens são realizadas entre os 34 municípios da região.
Desafios da mobilidade para pequenas e médias cidades da Grande BH são tema da coluna Questões Metropolitanas, com o economista André Veloso (Cedeplar/UFMG). Ouça a entrevista concedida ao jornalista Vinicius Luiz.Por dia, 13 milhões de viagens são realizadas por transporte individual, coletivo e não motorizado entre os 34 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. Dessas viagens, 5 milhões são a pé ou de bicicleta e 4 milhões por transporte coletivo. A elaboração de um plano de mobilidade para a RMBH deverá ajudar a melhorar e otimizar esses deslocamentos.

Outro fator que deve ser contemplado no plano é a integração entre as ações dos municípios. Por meio de reuniões e consultas públicas, a população poderá ajudar a empresa Consórcio Mobmetro a elaborar o plano de mobilidade da RMBH. As datas das reuniões e a consulta pública estão disponíveis no site da Agência RMBH.

Ouça a reportagem de Larissa Arantes.




11
Jan
2018


05
Jan
2018
Aprovação do Plano Diretor Integrado da Grande BH é desafio para 2018​.

Na coluna Questões Metropolitanas desta terça-feira, 2, o pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar), professor Roberto Monte-mór, comenta os desafios da política urbana para 2018 — como a apreciação pela Assembleia Legislativa do aguardado Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Grande BH (PDDI).

"Nossa questão fundamental acaba sendo mobilizar a sociedade em torno do planejamento", afirma Monte-mór.

Ouça a conversa com Vinicius Luiz.




20
Dez
2017
Foto: Sarah Torres
Planejamento concentra principais políticas públicas e diretrizes a serem observadas para desenvolvimento a longo prazo.


19
Dez
2017
O Plano Diretor de São Joaquim de Bicas entra na reta final do seu processo de revisão e para esta fase a equipe técnica da UFMG usou de toda a coleção de informações reunidas ao longo de um ano de trabalho, para elaborar uma síntese da realidade municipal, um produto que está sendo consolidado na forma de um relatório técnico e que, em breve, estará disponível no Espaço Digital do Plano Diretor, juntamente com os demais produtos, fotos e mapas deste processo de revisão.


18
Dez
2017


13
Dez
2017


04
Dez
2017


28
Nov
2017
Foto: Agência RMBH
A VI Conferência Metropolitana da RMBH, do Governo de Minas Gerais, realizada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, nos últimos dias 21 e 22 de novembro, na Escola de Engenharia da UFMG, em Belo Horizonte, reuniu mais de 400 representantes dos setores público, privado, acadêmico e sociedade civil, para discutir e propor importantes ações voltadas para a melhoria da administração e da gestão metropolitana.


28
Nov
2017


14
Nov
2017


Durante os meses de outubro e o início de novembro, a equipe da Universidade Federal de Minas Gerais de revisão dos Planos Diretores de onze municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte promoveu uma série de encontros, destinados à discussão dos resultados e avanços obtidos com as Leituras Comunitária e Técnica. Essas reuniões internas também vão apoiar o início da próxima fase, cujo objetivo será o delineamento das propostas de estruturação territorial dos municípios, objetivo este que também será o tema de debate da próxima e conclusiva rodada de Audiências Públicas, que vão ocorrer entre os dias 27 de novembro e 14 de dezembro.


08
Nov
2017
Foto: Agência RMBH
Foi realizada, na última segunda-feira (06/11), na Cidade Administrativa do Estado, a quarta reunião ordinária deste ano do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH para discutir e deliberar sobre o Regimento Interno da VI Conferência da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, envolvendo a sua programação e o edital de convocação da sociedade civil. A pauta incluiu ainda as propostas dos municípios de Mateus Leme e Contagem para mudanças no Macrozoneamento Metropolitano.


07
Nov
2017


07
Nov
2017


31
Out
2017
População de Mateus Leme participa da revisão do plano diretor municipal
Arquiteto e urbanista Eduardo Memória relata como o trabalho está sendo desenvolvido pela UFMG.


31
Out
2017


25
Out
2017


25
Out
2017
Foto: Agência RMBH
O Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), irá reconhecer municípios e entidades sociais que desenvolvem ações de conscientização e estímulo à integração metropolitana. Publicados no Diário Oficial do Estado, os editais comunicam a abertura das inscrições para a certificação dos municípios com o Selo e as regras do Prêmio Cidadania Metropolitana. O primeiro destina-se às prefeituras e, o segundo, às entidades.


19
Out
2017


09
Out
2017
A Audiência Pública de Leitura Técnica do processo de revisão do Plano Diretor de São Joaquim de Bicas, ocorrida no dia 25 de setembro, no Teatro Municipal José Jacinto de Freitas, reuniu cerca de 100 cidadãos para que o processo de revisão possa avançar nas propostas e diretrizes do Projeto de Lei que será encaminhado pelo executivo para a análise e aprovação da câmara municipal, o que deverá acontecer no decorrer de 2018.


09
Out
2017


09
Out
2017
Mobilidade para pequenas e médias cidades
Desafios da mobilidade para pequenas e médias cidades da Grande BH são tema da coluna Questões Metropolitanas, com o economista André Veloso (Cedeplar/UFMG). Ouça a entrevista concedida ao jornalista Vinicius Luiz.




05
Out
2017


05
Out
2017


O Conselho deliberativo de desenvolvimento da RMBH se reuniu nesta segunda-feira (02/10/17) para analisar a proposta da prefeitura de Contagem que altera o Macrozoneamento Metropolitano (MZ-RMBH), de modo a transformar as áreas do entorno da represa Vargem das Flores em áreas urbanas de adensamento construtivo, destinadas aos usos industrial e residencial.


03
Out
2017


03
Out
2017


25
Set
2017
Foto: Agência RMBH
A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Flávia Mourão, participou, no dia 22 de setembro, em São Paulo, do seminário-oficina “Política Metropolitana: Governança, Instrumentos e Planejamento Metropolitano”, promovido em parceria pelas instituições Casa Fluminense, Cities Alliance, IAB-SP, Instituto Pólis e WRI Brasil.


20
Set
2017


20
Set
2017


19
Set
2017
Revisão dos planos diretores da Grande BH
A participação de estudantes e professores na revisão de planos diretores das cidades da região metropolitana. As demandas por mobilidade nas cidades menores da Grande BH. Esses são temas debatidos na coluna Questões Metropolitanas de hoje (19), com o pesquisador do Cedeplar, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, professor Roberto Monte-mór. Ouça a entrevista concedida ao jornalista Vinicius Luiz.




14
Set
2017

Teve início, nesta semana, a última fase da segunda etapa do cronograma do contrato assinado pela Agência de Desenvolvimento da RMBH e a UFMG para o assessoramento na revisão dos planos diretores de onze municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, serão quatro etapas.


11
Set
2017


11
Set
2017
Oficinas para pensar a revisão dos planos diretores dessas cidades
Na próxima semana, as cidades de Itatiaiuçu e Rio Manso, na grande BH, vão receber oficinas para pensar a revisão dos planos diretores dessas cidades. A ação, feita em parceria entre a UFMG e a Agência Metropolitana, do governo do estado, vai atingir 11 municípios da região. Saiba mais na Coluna de Questões Metropolitanas, com o pesquisador do Cedeplar, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, professor Roberto Monte-mór. Ouça a entrevista concedida ao jornalista Vinicius Luiz.




04
Set
2017


No mês de agosto, entre os dias 16 de 24, foram realizados na Universidade Federal de Minas Gerais uma série de encontros com os membros dos Grupos de Acompanhamento (GA) dos 11 municípios metropolitanos que firmaram convênio com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte para a revisão dos planos diretores municipais.


10
Ago
2017


A revisão do plano diretor do município de São Joaquim de Bicas encontra-se no décimo mês de atividades e desde novembro de 2016 estão sendo promovidos encontros; debates; estudos; e mapeamentos colaborativos, processo este que vem sendo consolidado nos relatórios técnicos que já se encontram disponíveis ao público no Espaço Virtual do Plano Diretor: www.rmbh.org.br/plano/saojoaquimdebicas


30
Mai
2017


24
Abr
2017


17
Abr
2017


10
Abr
2017


27
Mar
2017


Foi inaugurado, na sexta-feira (24/03), em São Joaquim de Bicas, no Território Metropolitano, o primeiro Espaço Plano Diretor da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é estimular a divulgação e a participação da sociedade no processo de revisão do Plano Diretor (PD) do município, com o apoio do Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da RMBH.


10
Abr
2017
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da UFMG, assinaram, em outubro de 2016, o contrato para assessoramento da revisão dos planos diretores de onze municípios da RMBH: Baldim, Caeté, Capim Branco, Itatiaiuçu, Juatuba, Mateus Leme, Nova União, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, Sarzedo e Vespasiano.


20
Fev
2017
Foto: Ascom/ARMBH
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais iniciaram, no final de janeiro de 2016, a quarta fase do processo de revisão dos Planos Diretores (PDs) de onze municípios da RMBH.


14
Dez
2016
Foto: Ascom/ARMBH
Grupos de acompanhamento da revisão dos planos diretores de onze municípios do Território Metropolitano receberam nesta semana, dias 13 e 14, a capacitação de técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais e da Agência de Desenvolvimento da RMBH. Cada grupo é formado por três representantes do governo, sendo dois do Executivo e um do Legislativo, e no mínimo três representantes da sociedade civil.


25
Out
2016
Foto: Ascom/ARMBH
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte promoveu, nesta segunda-feira (24), o lançamento do programa de apoio à revisão dos planos diretores dos municípios da RMBH, de modo a compatibilizar a legislação e a gestão do território municipal com os avanços propostos pelo Pano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH) e o Macrozoneamento Metropolitano e, também, atender a uma das demandas dos Fóruns Regionais do Território Metropolitano contempladas pelo Governo de Minas Gerais.


11
Out
2016
Foto: Ascom/ARMBH
Foi publicado no diário oficial “Minas Gerais” de hoje, 11//10, extrato do contrato assinado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), UFMG, para o desenvolvimento do projeto de detalhamento das Zonas de Interesse Metropolitano (ZIMs), da Trama Verde e Azul e das diretrizes do Macrozoneamento em instância local e assessoramento dos Planos Diretores de onze municípios da RMBH.


Política de Regulação e Uso do Solo
Programa de apoio aos municípios
PDDI-RMBH
Site desenvolvido pela Equipe PlaM.
© 2024 planoMetropolitano RMBH|UFMG