MATEUS LEME
INFORMES E AGENDA
09
Out
2017
Audiência de Leitura Técnica de Mateus Leme traça as primeiras diretrizes para o novo Plano Diretor Municipal

Apresentação da Leitura Técnica. Equipe PDM / Setembro 2017

A Audiência Pública de Leitura Técnica do processo de revisão do Plano Diretor de Mateus Leme, ocorrida no dia 26 de setembro, na Câmara Municipal, reuniu cerca de 70 cidadãos para que o processo de revisão possa avançar nas propostas e diretrizes do Projeto de Lei que será encaminhado pelo executivo para a análise e aprovação da câmara municipal, o que deverá acontecer no decorrer de 2018.


Participação na Audiência de Leitura Técnica de Mateus Leme. Equipe PDM / Setembro de 2017

Os trabalhos tiveram o tradicional formato de oficina, sendo os presentes recebidos pelos membros do Grupo de Acompanhamento do Plano Diretor e saudados pelos representantes do poder executivo, legislativo e da Agência RMBH. Logo após a abertura, a equipe da UFMG fez a apresentação da síntese dos estudos realizados para a conclusão de um diagnóstico, que já orienta com proposições, a formulação de diretrizes.

A síntese apontou para questões municipais positivas; negativos; e as que merecem atenção, cuja evolução poderá trazer benefícios ou malefícios para o município, devendo agora, a revisão do Plano Diretor, elaborar as diretrizes que vão guiar a ação municipal nos próximos dez anos, no sentido de manter os pontos positivos, incentivar as melhorias naquilo que merece atenção, e modificar o que hoje é um ponto negativo. A apresentação da Leitura Técnica, com o elenco completo destas questões, está disponível no Espaço Digital do Plano Diretor de Mateus Leme:
http://www.rmbh.org.br:8081/plano/documentos.php?mun=mateus_leme

Nos grupos de trabalho as questões centrais apontadas pela síntese serviram de insumos para os debates, orientados por um grupo de perguntas, elaboradas segundo o diagnóstico, com o objetivo de estimular a transformação de uma proposta em uma diretriz objetiva, a ser incorporada na Lei do Plano Diretor.

1. Quais as orientações para a identificação e a construção da Trama Verde e Azul? Como minimizar os impactos da atividade minerária sobre as sub-bacias do Córrego do Diogo e do Ribeirão Serra Azul?

2. Quais diretrizes e políticas podem ser pensadas para o desenvolvimento do espaço rural do município? Como fortalecer a produção local, o turismo, o patrimônio e a cultura?

3. Como ampliar as condições de infraestrutura e diversidade econômica da atividade industrial sem criar ainda mais impactos negativos? Como estimular a descentralização de equipamentos e serviços?

4. Como ampliar a integração entre os vários territórios do município? O que fazer para diminuir as altas taxas de acidentes e mortalidade no trânsito? Como potencializar o transporte ferroviário?

5. É necessário crescer? Que diretrizes e políticas podemos pensar para orientar o crescimento planejado e coibir o crescimento informal? Como podemos melhorar a urbanização do município?

Cada um dos grupos começou a responder as perguntas em uma ordem, crescente ou decrescente, dinâmica que possibilitou a obtenção de um conteúdo significativo de informações em todas as questões orientadoras. Este conteúdo servirá, agora, de matéria-prima para o desenvolvimento das diretrizes que vão compor o Projeto de Lei do Plano Diretor, o qual será apresentado na próxima Audiência Pública, a ser convocada pela prefeitura nos próximos meses e divulgada no Espaço Plano Diretor e demais meios de comunicação locais e do Plano Diretor.

Sinc-plaM UFMG
Belo Horizonte, 09/10/2017


Política de Regulação e Uso do Solo
Programa de apoio aos municípios
PDDI-RMBH
Site desenvolvido pela Equipe PlaM.
© 2024 planoMetropolitano RMBH|UFMG