MATEUS LEME
INFORMES E AGENDA
04
Set
2017
Grupo de Acompanhamentos do Plano Diretor de Mateus Leme e equipes UFMG e Agência avaliam o processo de revisão e se articulam para a etapa de consolidação de um diagnóstico municipal propositivo.

Membros do GA de Mateus Leme debatem as questões municipais. Foto: M.Romualdo

No mês de agosto, entre os dias 16 de 24, foram realizados na Universidade Federal de Minas Gerais uma série de encontros com os membros dos Grupos de Acompanhamento (GA) dos 11 municípios metropolitanos que firmaram convênio com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte para a revisão dos planos diretores municipais.

No dia 22 de agosto o GA do Plano Diretor de Mateus Leme esteve na Faculdade de Ciências Econômicas para um dia de trabalhos com os representantes da Agência RMBH e os pesquisadores da UFMG responsáveis pela condução da revisão, para juntos avaliarem o processo; os resultados até então obtidos; as ações do GA; e definirem o formato e a dinâmica participativa da próxima Audiência Pública.

Os trabalhos da manhã aconteceram juntamente com os membros do GA de Juatuba e ambos os GAs puderam trocar informações, bem como se mostraram atentos ao processo e, principalmente, à necessidade de atuarem na sensibilização e mobilização da população, para que esta possa conhecer e se apropriar mais do Plano Diretor. A equipe UFMG ressaltou a importância da revisão do Plano como parte de um processo de planejamento contínuo e democrático que não se extingue com a aprovação do Plano, que consiste em um ato legal que inaugura um novo momento do planejamento municipal, que precisa da atuação do Conselho da Cidade; da sociedade civil organizada e, claro, da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura.

O campo de atuação de um Plano Diretor foi um assunto bastante discutido, bem como suas limitações em relação a setores como saúde, educação e segurança e, por outro lado, foram reforçadas as possibilidades e atribuições legais do Plano, mais efetivas em relação às questões territoriais, tal como regular o uso e a ocupação do território.

A próxima audiência foi discutida e a dinâmica dos trabalhos começou a ser tratada, e como a próxima fase da revisão consolida o diagnóstico municipal e inaugura o momento propositivo, considerou-se desejável que a oficina participativa da audiência seja guiada por temas centrais para o desenvolvimento municipal. Para tanto se resgatou a proposta de abordagem integrada e intersetorial usada no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), o instrumento de planejamento que informa a revisão do Plano Diretor Municipal e que trata de temas diversos de modo transversal através dos chamados Eixos Temáticos Integradores – Acessibilidade; Seguridade; Sustentabilidade; Urbanidade, temas abrangentes que incorporam diversos setores afins e importantes de serem observados na construção e implementação das políticas públicas propostas no PDDI. Tais eixos são ainda orientados pelas Dimensões Estruturantes da Territorialidade e Institucionalidade, aspectos centrais para o planejamento e a gestão urbana, municipal e intermunicipal.

No período da tarde o GA de Mateus Leme fez uma avaliação das próprias ações e apresentou um panorama de suas atividades em âmbito local e as propostas que vêm sendo construídas; já a equipe da UFMG apresentou uma síntese das Leituras Comunitárias sobre as dinâmicas do território municipal e as questões mais relevantes até o momento apreendidas.

Segundo o resultado da Leitura Comunitária e dos estudos técnicos elaborados, o município de Mateus Leme tem como principais temas a serem tratados na revisão do Plano: A expansão urbana com notada presença de loteamentos irregulares e desprovidos de infraestrutura, desarticulação viária entre os distritos; a presença de conflitos no uso dos recursos hídricos devido à presença de captação para o abastecimento metropolitano associado à escassez local da oferta de água tratada; a falta de oportunidades locais e dependência de Betim caracterizam Mateus Leme como cidade dormitório; carências de infraestrutura urbana; e a atividade agrícola como um potencial existente e a ser desenvolvido. A apresentação deste encontro encontra-se disponível do Espaço Digital do Plano Diretor: www.rmbr.org.br/plano/mateusleme

Agora as equipes do Plano Diretor buscam mobilizar a sociedade civil e se preparam para levar adiante o debate na próxima Audiência Pública: Oficina de Diretrizes e Propostas Preliminares do Processo de Revisão do Plano Diretor de Mateus Leme, marcada para o dia 26 de setembro, terça-feira, de 18:00 às 21:30 horas. O local será em breve confirmado, confira no Espaço Digital do PD e no Fórum planoDiretor ( www.rmbh.org.br/forum/ ).

Com a próxima audiência as equipes do Plano Diretor terão os insumos complementares para consolidar o diagnóstico e produzir uma síntese que oriente a elaboração da proposta de estruturação territorial e a minuta da Lei do Plano Diretor. Acompanhe a agenda da revisão do Plano Diretor de Mateus Leme pelo Espaço Digital ou faça uma visita ao Espaço Plano Diretor que se encontra em funcionamento na Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira, Rua dos Funcionários, 23. Centro.

Sinc-plaM UFMG
Belo Horizonte, 04/09/2017


Política de Regulação e Uso do Solo
Programa de apoio aos municípios
PDDI-RMBH
Site desenvolvido pela Equipe PlaM.
© 2024 planoMetropolitano RMBH|UFMG