Cultura, educação, segurança alimentar, trabalho e renda PDF Imprimir

O estudo desta temática propõe identificar a estrutura de equipamentos e serviços existentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A proposta visa a coletar e organizar dados, bem como a gerar outras informações, por meio da consulta direta aos diferentes sujeitos sociais e setores institucionais envolvidos, para compor o diagnóstico, a formulação de diretrizes e elaboração de proposições, com o objetivo de localizar lacunas relativas à demanda e à qualidade dos equipamentos e serviços. A intenção é buscar elementos locais capazes de orientar ações que promovam a integração socioespacial de equipamentos, programas, iniciativas e políticas, em uma perspectiva metropolitana.

Assumindo um ponto de vista que parte da cultura para a educação, a oferta escolar deverá ser interpretada dentro dos fluxos que compõem o território, em interação com os demais equipamentos coletivos existentes. A idéia é conjugar variáveis que expressem as relações sociais que incidem no desempenho escolar. A cultura será o eixo articulador deste trabalho, compreendida como expressão dos modos de vida no território. Considerando os diferentes modos de participação e inserção socioeconômica dos municípios, com possibilidades de potencialização do ciclo cultura-formação-renda.

A segurança alimentar e nutricional é vista como direito humano à alimentação, no qual as particularidades culturais devem ser respeitadas. Assim, buscará identificar e valorizar as iniciativas de agricultura urbana, periurbana e familiar e associá-las ao pequeno negócio que transforma e comercializa alimentos, tendo em conta o ciclo da produção, distribuição, acesso e consumo de alimentos. A intenção é ampliar e consolidar a implementação das políticas de segurança alimentar e nutricional para toda a RMBH.

No que diz respeito à geração de trabalho e renda, serão valorizadas experiências cotidianas no âmbito da produção de bens e serviços, explorando renda monetária e não monetária. Serão identificadas populações em situação de exclusão, buscando valorizar experiências e potencialidades de cada grupo, articulando capacidade de oferta, acesso aos mercados e demanda potencial.

 
   
           
   
© Copyright 2017 Plano Metropolitano.
Todos os direitos reservados.