Notícias Design integra visual ao conteúdo do Plano Metropolitano

 
Design integra visual ao conteúdo do Plano Metropolitano

Plano Metropolitano: Uma ideia expressa em cores e formas

Integração, participação, dinamismo, movimento: conceitos que inspiraram a criação da marca do Plano Metropolitano. Criada pelo designer Ike Cardinali, a marca do projeto é uma representação da RMBH e do futuro que está sendo planejado para ela, além de um convite à participação de todos. “É essencial que um projeto dessa escala tenha a identidade visual forte, que expresse seu propósito. Os elementos usados procuram remeter às unidades municipais, pois acreditamos que o pertencimento seja o sentimento mais natural expresso quanto à logomarca no contexto da metrópole. A idéia é que todos reconheçam a região metropolitana no ícone da marca e que os municípios se encaixem em um todo, com potencial para crescer e prosperar de forma integrada”, diz Cardinali.

Criada a marca, o trabalho passou a ser conduzido por profissionais e alunos da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED – UEMG). O design no Plano Metropolitano é um conhecimento que tem sido aplicado como elemento de identidade a afirmar e divulgar os propósitos do Plano; ampliar e fortalecer a comunicação de modo coeso, possibilitando rápido reconhecimento dos produtos elaborados como peças deste processo de planejamento. O trabalho é conduzido

Os designers desenvolveram os conceitos de integração, participação, dinamismo e movimento, para criar uma identidade própria para o Plano, expressa na logomarca, que contou com o território metropolitano como inspiração primeira.

O trabalho levou em consideração o simbolismo das cores, como a sobriedade do cinza associado ao otimismo e à prosperidade a que remete o amarelo, combinados em formas circulares intercedendo umas às outras, representando a relação e equivalência dos municípios.

O objetivo é transmitir ao público a relevância igualitária de um conjunto de municípios que podem se apoiar mutuamente; que novas dinâmicas são possíveis para o surgimento de centralidades inéditas, interligadas e envolvidas com a energia transformadora capaz de promover a cidadania e um desenvolvimento sustentável - econômico, social e ambientalmente - viável. O resultado são peças visualmente agradáveis, conceitualmente alinhadas com as informações nelas contidas e harmonizadas com uma linguagem objetiva, simples e direta.

O design da imagem também está presente e voltado para o registro sistemático em fotos e vídeo e sendo organizado em um banco de imagens com a memória das reuniões e oficinas públicas.

Todo conjunto de imagens, das gráficas às em movimento, encontrarão convergência no meio digital, para tanto está na rede o website do Plano, ferramenta online que visa ampliar a participação popular e subsidiar os cidadãos e gestores municipais com informações que serão discutidas no Primeiro Seminário Estruturador do Plano Metropolitano, que será aberto ao público, no dia 29 de abril. A página traz informações sobre os objetivos, temas analisados e produtos do Plano, além de agenda contendo as datas e locais da próxima rodada de oficinas do processo participativo. O endereço para acesso é www.rmbh.org.br.

 
   
           
   
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