PDDI Estudos Complementares

 
Estudos Complementares Prioritários - Página 3 PDF Imprimir

Estudo Complementar Sistema de Equipamentos de Saúde Pública - A Oferta e utilização de serviços ambulatoriais e hospitalares

O objetivo dessa área temática é fornecer um panorama da distribuição espacial da oferta de serviços de saúde e do fluxo de pacientes que utilizam os serviços ambulatoriais e hospitalares segundo distintos níveis de complexidade dos procedimentos médicos em municípios do Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

Este trabalho se fundamenta nos pilares da regionalização e hierarquização dos serviços de saúde, conforme as diretrizes organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma vez que a distribuição geográfica dos serviços tem forte influência sobre o acesso e utilização dos mesmos, a organização da rede urbana desses serviços é condição necessária, mas não suficiente, para a busca da equidade na utilização. O próprio planejamento em redes funcionais de assistência e a coordenação dos fluxos intermunicipais de pacientes para atendimento de saúde são meios de se buscar a redução das iniqüidades em saúde.

O estudo contribui para mostrar a configuração espacial da oferta de serviços de saúde em seus distintos níveis de atenção e complexidade, e a conseqüente interdependência dos municípios na busca por serviços de saúde que atendam as demandas de suas populações. Além disso, contribui para mostrar se a rede assistencial observada – mensurada pelo fluxo de pacientes – coincide com a rede planejada segundo o Plano Diretor de Regionalização de Minas Gerais. 

Anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Próximo
    (Página 3 de 5)
     
       
               
       
    © Copyright 2017 Plano Metropolitano.
    Todos os direitos reservados.