Destaque 2

 
PDDI é entregue ao Conselho Metropolitano PDF Imprimir

 A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entregou o relatório final do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH) ao Conselho Deliberativo de Desenvolvimento da RMBH, no dia 05 de maio, durante Reunião Ordinária realizada na Cidade Administrativa. O documento, editado em seis volumes, é a versão final do trabalho, com ajustes realizados a partir de notas técnicas enviadas pela Agência Metropolitana e várias secretarias de Estado sobre o relatório preliminar entregue ao governo do Estado em dezembro de 2010.

 A versão final do Plano contém propostas de 28 políticas, desdobradas em programas, projetos e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e integrado da região nas próximas quatro décadas, elaborado por 170 especialistas de diversas áreas do saber, reunidos pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG, com participação de representantes da sociedade civil e dos poderes públicos. Durante a reunião do Conselho, Roberto Monte-Mór, coordenador geral do PDDI, apresentou uma síntese da metodologia, estudos e conteúdo do Plano e informou que a UFMG continua engajada no planejamento da RMBH por meio de vários projetos de pesquisa e extensão.

 O secretário Alexandre Silveira, que presidiu a reunião do Conselho, anunciou ainda que a Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem) e a Agência Metropolitana RMBH iniciam o processo de elaboração do Plano Estratégico Metropolitano do Governo do Estado de Minas Gerais, que subsidiará o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). A equipe de governo buscará identificar no PDDI prioridades a serem incorporadas no Plano Estratégico, e seu processo de elaboração contará com a participação dos integrantes do Conselho Metropolitano e a colaboração da equipe técnica da UFMG.

 
   
           
   
© Copyright 2017 Plano Metropolitano.
Todos os direitos reservados.