PDDI Estudos Complementares

 
Estudos Complementares Prioritários - Página 2 PDF Imprimir

Evolução do Perfil Epidemiológico nos Municípios da RMBH - 1998 a 2006

Nas últimas décadas, o Brasil vem sofrendo mudanças no seu perfil epidemiológico e demográfico decorrente do rápido processo de envelhecimento populacional. Observa-se em todo o país uma redução na incidência e prevalência de doenças infecto-contagiosas e um aumento na prevalência das doenças crônico degenerativas. Essa mudança no perfil epidemiológico traz importantes implicações para a demanda e oferta dos serviços de saúde que devem ser consideradas na elaboração de políticas públicas.

O objetivo deste Estudo Complementar Prioritário é analisar a evolução do perfil epidemiológico e de utilização dos serviços de saúde nos municípios da RMBH entre 1998 e 2008. A primeira parte deste estudo apresentará as principais características do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa descrição abordará o papel das diferentes instâncias governamentais na estruturação da oferta dos serviços de saúde por nível de atenção (primária, secundária e terciária) e como esse desenho se reflete na distribuição da oferta dos serviços de saúde na RMBH.

A segunda parte apresentará as principais características epidemiológicas na RMBH no período analisado. Serão estimadas taxas de mortalidade total e por causas de morte selecionadas tais como doenças do aparelho circulatório, câncer, doenças infecto-contagiosas, causas mal-definidas e taxa de mortalidade infantil. As causas de morte relacionadas a doenças do aparelho circulatório e câncer são mais prevalentes entre populações que possuem uma estrutura etária mais envelhecida. Por outro lado, doenças infecto-contagiosas, causas mal-definidas e taxa de mortalidade infantil são mais prevalentes em sociedades cujo perfil etário é mais jovem. Além disso, essas três últimas causas de morte estão fortemente relacionadas a um pior acesso aos serviços de saúde. Para melhor avaliar o perfil de morbidade na região, também serão analisadas a evolução da prevalência de doenças crônicas e da prevalência de mobilidade física.

A terceira parte deste estudo irá avaliar a utilização dos serviços de saúde na região. Será analisada a evolução das taxas de utilização de consultas médicas em geral e de internação hospitalar, proporção de indivíduos com cobertura privada de plano de saúde, gastos per capita em saúde e valor médio das internações hospitalares.

Anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Próximo
    (Página 2 de 5)
     
       
               
       
    © Copyright 2017 Plano Metropolitano.
    Todos os direitos reservados.