Notícias Conferência apresenta planejamento urbano na Índia

 
Conferência apresenta planejamento urbano na Índia

O Plano Metropolitano da RMBH realiza nesta segunda-feira, dia 29 de março, a conferência “O Planejamento Urbano e Metropolitano na Índia”, com a participação de representantes da universidade indiana CEPT (Centre for Environmental Planning and Technology). A equipe indiana é responsável pelo planejamento da cidade de Hyderabad (Índia) e foi selecionada para organizar o encontro de Planejamento Metropolitano em Economias Emergentes, no V Fórum Urbano Mundial, realizado no Rio de Janeiro entre 22 e 26 de março, no qual um dos casos apresentados foi o da RMBH.

O trabalho das equipes indiana e da RMBH tem vários pontos de convergência, porém o planejamento de Hyderabad está em fase final , configurando-se em uma excelente oportunidade de intercâmbio de informações e experiências para as academias, governo e sociedade mineiras. Um dos pontos interessantes a ser conhecido e analisado na RMBH é a influência dos organismos internacionais no planejamento de regiões emergentes.

De acordo com o professor Utpal Sharma, a importação de modelos de países desenvolvidos não é o ideal, pois dificilmente se adaptam a realidade e cultura locais. Um dos exemplos que cita são as construções de largas avenidas que priorizam o transporte automotivo em comunidades onde grande parte da população caminha ou utiliza bicicletas, como em Hyderabad. Outra observação interessante é sobre a necessidade de se considerar vários níveis de urbanidade e ruralidade existentes em uma região metropolitana, como premissa para elaborar oportunidades de crescimento econômico que respeitem a vocação de cada município.

Além da conferência, os professores da CEPT se reunirão com as diretorias de Relações Internacionais da UFMG e do Centro de Estudos da Índia para discutir um projeto conjunto de colaboração entre os planos metropolitanos de Hyderabad e da RMBH.

 
   
           
   
© Copyright 2017 Plano Metropolitano.
Todos os direitos reservados.