Risco socioambiental, vulnerabilidade social e segurança pública PDF Imprimir

A área temática risco socioambiental, vulnerabilidade social e segurança pública se coloca, dentro do Plano Metropolitano, como um instrumento estratégico para possibilitar uma inversão de prioridades das políticas públicas, privadas e comunitárias da RMBH. O objetivo é fundamentar políticas voltadas para reduzir os riscos e vulnerabilidades existentes na região e melhorar as condições ambientais, econômicas e sociais, em especial a segurança e saúde públicas.

O trabalho será desenvolvido em três etapas. Na primeira etapa, será realizado um diagnóstico da Região Metropolitana, baseado em indicadores objetivos e subjetivos referentes ao meio ambiente, à educação, ao trabalho, à renda, à habitação, à saúde, à violência, ao lazer, ao sistema de transportes, à mobilidade urbana, e à infraestrutura viária, entre outros. A seguir, serão analisadas as interações entre a qualidade de vida tal como ela é percebida pela população (indicadores subjetivos), a estrutura de oportunidades (especialmente as ofertas) e a situação social da população, medida com informações populacionais. A partir dessa análise, serão elaboradas proposições de políticas visando à redução das desigualdades socioambientais-espaciais, através da implantação de mecanismos de atenção e prevenção de situações de vulnerabilidades-riscos e promoção do desenvolvimento humano sustentável.

Dessa forma, a área temática buscará facilitar a implementação de um modelo de Governança Metropolitana, em que as demandas da população possam ser atendidas por meio de uma resposta metropolitana interescalar articulada, que integre os aspectos das comunidades locais, dos bairros e distritos, mas também esteja articulada com as escalas nacional, internacional e global.

 
   
           
   
© Copyright 2017 Plano Metropolitano.
Todos os direitos reservados.