ENCONTROS ABERTOS


Com o objetivo de fortalecer os debates do primeiro ciclo de oficinas públicas foram realizados três encontros abertos ao longo do mês de abril para discutir, de forma mais dirigida, as áreas temáticas que compõe o PDDI sob a ótica dos três alicerces do desenvolvimento sustentável: Econômico, Social e Ambiental, e uma conferência internacional. As reuniões foram realizadas no campus da UFMG, com a participação de representantes da sociedade civil, dos poderes públicos estadual e municipais e os profissionais envolvidos na elaboração do Plano Metropolitano.

Conferência internacional sobre planejamento urbano e metropolitano

A experiência internacional em planejamento integrado de regiões metropolitanas foi exposta e discutida na conferência “O Planejamento Urbano e Metropolitano na Índia”, dentro da agenda de Encontros Abertos do Plano Metropolitano. O evento foi realizado em 29 de março, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, e contou com a presença de representantes da universidade indiana CEPT (Centre for Environmental Planning and Technology). A experiência indiana foi apresentada pela equipe responsável pelo planejamento da cidade de Hyderabad (Índia), que estava no Brasil como organizadora do encontro de Planejamento Metropolitano em Economias Emergentes – evento do V Fórum Urbano Mundial, realizado no Rio de Janeiro entre 22 e 26 de março. O trabalho das equipes de Hyderabad e da RMBH tem vários pontos de convergência, porém o planejamento de Hyderabad está em fase final , configurando-se em uma excelente oportunidade de intercâmbio de informações e experiências para as academias, governo e sociedade mineiras.

Desenvolvimento Econômico

As premissas para o Desenvolvimento Econômico da RMBH e sua integração com os aspectos social e ambiental foram discutidas no primeiro Encontro Aberto do PDDI, em 06 de abril. Os profissionais que integram o Núcleo Econômico apresentaram as propostas de trabalho para que os impactos positivos e negativos de uma atividade sobre a outra sejam incluídos nas discussões de todas as áreas temáticas que compõe o projeto. Também foi apresentado um dos possíveis cenários econômicos da RMBH nos próximos anos, as estimativas de pobreza, dados sobre a distribuição de renda e um estudo sobre o desenvolvimento produtivo da RMBH.

Desenvolvimento Social

Para garantir que todas as áreas temáticas e estudos complementares que compõe o Plano Metropolitano tenham como diretriz a diminuição do das desigualdades sociais e a exclusão sócio-ambiental, espacial e econômica, foi realizado no dia 13 de abril, um encontro aberto para discutir o Desenvolvimento Social que se pretende para a Região Metropolitana de BH. A discussão foi norteada por dados estatísticos sobre os vários aspectos sociais da RMBH e pesquisa de opinião sobre a qualidade de vida nos diversos municípios que a integram.

Desenvolvimento Ambiental

As propostas para garantir a integração da sustentabilidade ambiental com o desenvolvimento econômico e social da RMBH, incluindo a preservação do patrimônio natural e o uso sustentável dos recursos naturais, foram discutidas em encontro aberto realizado em 19 de abril, no campus da UFMG.